Transporte escolar ilegal

O transporte escolar feito de forma ilegal, no Rio de Janeiro, costuma ocorrer com mais frequência no subúrbio mas eu não consigo entender como alguns pais utilizam essa forma de transporte. Será que eles não tem noção do perigos que os filhos correm?
Ainda na semana passada estava observando a rua da escola do meu filho, lá existem três escolas e creches, e vários carros fazem esse tipo de transporte. A situação de alguns deles é deplorável, seja na parte mecânica e de conservação, assim como na lotação (as crianças viajam todas largadas pelos bancos e nem cinto de segurança tem ou usam.
Em sua maioria são carros totalmente despreparados para esse tipo de fim, onde as pessoas se aproveitam da falta de fiscalização e continuam agindo. Mas um serviço não existe sem que alguém pague por ele, então se existem pessoas que fazem esse tipo de serviço a culpa é de quem contrata.
Penso nesse assunto por que já estamos pensando em 2010 quando o Matheus deverá frequentar uma escola maior e provavelmente não será no nosso bairro com isso teremos que pensar no transporte dele e apesar de ser mais caro (e daí? a vida de um filho é impagável…), uma escola com transporte correto em ônibus preparado para tal, deverá entrar na conta.
Lembro que quando eu era pequeno, antes de usar o ônibus da escola, era uma kombi, mas tinha o motorista e a assistente e era legalizado da escola e depois quando troquei de escola e fui para uma maior, a escola tinha 4 ônibus e todos eram legalizados e vistoriados então a viagem era tranquila e vai ser em uma escola que tenha esse tipo de opção que ele irá, lembro que minha irmã mais nova, que está terminando o segundo grau esse ano, estuda no Santa Mônica e o colégio tem seus próprios ônibus.
Outro dia vi uma reportagem na TV sobre esse tipo de transporte e uma das formas de fugir da fiscalização, onde ela existe, e a desculpa dada pelos motoristas entrevistados é a de que estão transportando colegas dos filhos…
Bom, a idéia do post é tentar mostrar que as pessoas precisam ter mais consciência e pensem no assunto, caso seu(s) filho(s) utilize(m) esse tipo de transporte. Até mesmo aquela “tia” que é amiga de todas as mamães na escola e que “leva com segurança” seu filho para a escola pode errar e algo ruim pode acontecer, então pare e pense se vale a pena o risco, lembrando que é seu pimpolho que estará lá então todo o cuidado é pouco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s