Caos da segurança pública no RJ

A história tem quase sempre o mesmo enredo: Uma família seguindo sua vida, de repente uma tragédia, tiros, vidas ceifadas…
É chocante ver que ainda ocorrem fatos como o do menino que foi assassinado na perseguição da polícia, na Tijuca – RJ nesta semana.
O mais impressionante é que continuamos vendo esses fatos e as horas seguintes são sempre as mesmas: A dita “opinião pública” ataca a PM falando em falta de preparo, mostra mais uma dúzia de casos iguais, alguns programas sensacionalistas trazem os pais e/ou familiares para chorar na TV… Vejam que não sou insensível, pelo contrário, depois do nascimento de Matheus fatos como esse me chocam mais ainda por que penso sempre que moro em uma cidade muito violenta e tenho mulher e filho por ai, mas me revolta saber que esses programas querem mostrar, de forma errada, a violência, levando pessoas em um momento de dor profunda na TV para contar o que está sentindo, sob a desculpa de que o povo precisa sentir isso também…
Onde será que está o erro em todas essas histórias?
Acho que há vários pontos com erro e só posso dizer que um dos grandes culpados é o governo (sem falar que o maior seria o povo que vota) que entra e sai governador, presidente, senador… E nada muda, nem uma vírgula!
Todos eles são lindos atacando a situação enquanto são da oposição. Quando estão lá, fazem igual ou pior…
Ainda há pouco, lia no Blog do Garotinho uma crítica dele ao atual governo dizendo que se a polícia tivesse tido um curso de reciclagem nada disso teria acontecido. Ora bolas, (parafraseando nosso digníssimo presidente) nunca na história deste Estado, a polícia foi tão sucateada quanto nos últimos 4 governos… Aí incluindo o próprio Sr. Garotinho e sua esposa… Na verdade a pólícia militar perdeu sua dignidade desde o antigo Brizola que enterrou a polícia deixando os traficantes chegarem onde estão agora…
Lembro do meu pai falando que nos anos 60/70 para você entrar na polícia militar, tinha que ter treinamento forte, além de ter a sua vida revirada pelos militares que chegavam até mesmo a ir na sua casa ver como era seu quarto, família, etc.
O que se perdeu nesses 30 e poucos anos? Hoje em dia poucos entram para a polícia com intuito de defender as leis e sim de ganhar um por fora ou então para saquear a polícia e até mesmo levar informações para bandidos… É mais do que óbvio que quase ninguém hoje em dia quer entrar para a PM para ganhar R$600,00 ou R$800,00 de soldo para arriscar sua vida. A maioria que entra quer achacar em blitz ou proteger traficante…
Como se vê, uma tragédia hoje em dia tem raízes mais profundas do que simplesmente o despreparo da polícia e me parece que a população está meio acostumada a essas tragédias e não faz nada além de se lamentar.
Não digo que faço a minha parte postando aqui, mas pelo menos tento colocar pra fora o que me incomoda, sem me importar se 100, 1000, 2 ou ninguém vai ler. O que não dá é para ficar calado.
Voltando à história inicial deste post, foi uma ação trágica da polícia, um erro grotesco que todos esperam que não volte a ocorre (embora eu ache que voltará, infelizmente) e após essa ação, mais uma família foi desmantelada e não vai ser somente com um curso de reciclagem que iremos resolver o problema da segurança. Será que os governantes não enxergam que é preciso modificar TOTALMENTE a estrutura da polícia? Será que não enxergam que precisam tomar medidas enérgicas?
Quando será que teremos um governo voltado a fazer realmente o que promete em suas campanhas?
Enquanto isso vamos nos acostumando a ver meninos serem arrastados por ruas e ruas até a morte, outros sendo mortos por erros policias, seja em brigas de boate ou em perseguições policiais… Esse é o RJ… É o Brasil em que vivemos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s