Feliz aniversário filho! 26/06/08

Hoje Matheus completa 4 anos e como não poderia deixar de fazer, escrevo um post com o balanço do último ano.

É engraçado para pra pensar: 4 anos… 4 anos! O tempo passa rápido e o carinha que tem sido criado com tanto amor está crescendo… Lembrar dos últimos anos é fazer uma viagem no tempo: Lembrar das primeiras palavras, do primeiro dentinho, da primeira caminhada… Tudo isso é lindo demais e vou sempre dizer: Uma das coisas mais belas de nossa passagem pela terra é criar e educar um filho. Você passa anos carregando, educando, limpando, ensinando, guiando para que ele no futuro trilhe sozinho seu caminho, sem medo de decidir o que é certo e o que é errado e é justamente essa parte a parte mais complicada da educação: O “livre arbítrio”…
Se hoje Matheus tem pais, avós e tios que cuidam, dão carinho e educação, levam no colo e brincam, amanhã esse mesmo Matheus levantará e irá sozinho para a escola, depois para seu trabalho e com isso seguirá seu próprio destino, e se hoje ele não tem uma base forte na família, amanhã poderá trilhar um caminho errado.
É claro que isso não basta para definir se o Matheus (e/ou qualquer outro filho) seguirá o caminho do bem ou do mal, mas ajuda.
Confesso que o que mais me preocupa na educação dele é no futuro vê-lo metido com coisas erradas. Você para e pensa em todos os garotos e garotas que acabam se metendo com drogas e pensa: Meu filho não vai entrar nessa vida… E em um belo dia você pode descobrir que já é tarde demais e alguns pais se culpam e perguntam onde foi que erraram… Alguns erram por zelar demais e escondê-lo do mundo. Outros por não zelarem o suficiente… E você acaba descobrindo que em qualquer educação, desde que você faça a sua parte e saiba que fez corretamente, o resto vai ser livre-arbítrio do filho. Uma vez educado ele vai estar ciente de que sexo sem camisinha gera filhos e risco de AIDS, que drogas podem causar dependências… e por aí vai…
Se por um lado sei que, agora aos 4 anos, Matheus ainda é novo para conversarmos sobre sexo, drogas e afins, por outro lado é a fase em que você tem que colocar seu filho do seu lado! Devemos sempre mostrar a ele que ele pode e deve confiar em nós. Mentiras e segredos não devem existir desde sempre!
Voltando ao tempo que está passando, várias vezes durante o dia paro e penso no que meu filho pode estar fazendo naquele horário: se está brincando, se está dormindo… As vezes me pego rindo das coisas engraçadas que ele fala e de seu raciocínio puro e por vezes a única coisa que quero quando estou na rua é correr para abraçá-lo e dar um beijo nele.

Já não há mais volta, Matheus faz parte (desde que soube que Soraya estava grávida) e pra sempre fará no nosso coração e imaginar a vida sem ele é querer sentir um nó na garganta e um aperto no coração.

Filho, nesse momento estou vendo você dormindo e sorrindo. Provavelmente está tendo um sonho bom. E ver você assim é uma das cenas mais lindas que posso presenciar.
Espero ter muita saúde para ver você completar 8, 16, 32… e em todas essas datas poder te dar um beijo e simplesmente dizer: Te amo, melhorando, mamãe e eu te amamos! Feliz aniversário meu filho.

Anúncios

Uma resposta em “Feliz aniversário filho! 26/06/08

  1. que beleza de pai vc se mostra,fico feliz e tranquila pela escolha de minha filha em ter vc como marido e pai do filho dela.parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s