O conto da guitarra

O maior vigarista de que se tem notícia “trabalhava” na França e usava o nome de  Conde Victor Lustig (até hoje, não se sabe seu nome real).

Foi um dos primeiros, a aplicar o que nossos policiais denominam “conto da guitarra”. É aquele golpe em que o criminoso vende uma máquina para falsificar dinheiro, mas que realmente não funciona.

O Conde agia assim: Escolheu a vítima, riquíssima, que freqüentava uma praia na Coté D’Azur. Registrou-se num hotel defronte à praia e sentou-se bem próximo do milionário. Ia acompanhado de uma mulher lindíssima e exuberante que ficava olhando, de forma furtiva e com ar sensual, na direção da futura vítima.

Enquanto isso o Conde rasgava os inúmeros telegramas que um funcionário do hotel ia entregando freqüentemente. Querendo se aproximar da mulher, o otário escolhido foi perguntar, se desculpando, porque rasgar tantos telegramas. O Conde explicou “sou homem de negócios, estou sofrendo de tensão nervosa e meu médico sugeriu que tirasse férias; se abrir e ler os telegramas vou voltar a ter problemas com os nervos”.

Ficaram amigos, almoçaram e jantaram juntos até que um dia, depois de várias taças de vinho, a vítima insistiu em saber sobre os negócios do Conde. Fingindo-se embriagado o Conde confessou que falsificava dólares com uma máquina especial. Devido à insistência, concordou em mostrar a máquina. Colocou papel e tinta, ligou e saíram dólares perfeitos, inclusive com numeração alternada. As notas eram boas porque verdadeiras, previamente colocadas na máquina.

Pressionado, o Conde concordou em vender a máquina, por altíssimo preço. Recebeu, sumiu e nenhuma outra nota foi produzida. Como reclamar na polícia a compra dessa máquina que não funcionava?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s