Vistoria anual do Detran-RJ

Ontem fiz a vistoria anual do Detran no carro.
Cheguei ao posto do Ceasa por volta das 14:45 e acabei só saindo quase 18:00, devido a burocracia que é uma vistoria, ainda mais agora que o Detran está inserindo no CRLV um número que fica fixado no lacre da placa traseira, fazendo com que todos os carros (excluindo os novos que já vem com esse sistema), tenham que passar em mais uma outra fila após a entrega da documentação, para afixar o lacre.
Já começa a ser absurda essa história de vistoria anual no RJ. Pelo que soube de alguns amigos paulistas, lá você efetua o pagamento pela internet ou banco e alguns dias depois recebe em casa o CRLV que é o documento de porte obrigatório.
Por que os motoristas cariocas são sujeitos a isso? Principalmente por que a vistoria é a coisa mais furada que existe (se fosse para punir realmente quem andaa oferecendo perigo, até que seria valida…).
Basta parar no posto e observar as vistorias e atentar para alguns detalhes. Todos sabem que várias pessoas “alugam” pneus, extintores e coisas mais para uma vistoria, fora os calhordas que trabalham na porta do posto de vistoria e cobram horrores por um fusível ou uma lâmpada para o caso do seu carro cair em exigência.
É impressionante como tudo é errado neste país…
Ontem ao chegar no posto, fui abordado por um desses caras, que me perguntou se estava tudo ok com os equipamentos, etc. Dispensei logo o cidadão e estacionei na fila, 12 carros longe do vistoriador. Quando estava quase na minha vez, resolvi já retirar o extintor do banco para facilitar e qual não foi minha surpresa ao me deparar com a mensagem de que precisava recarregar…
Fiquei puto ao extremo, por que um extintor padrão é feito para durar no mínimo 1 ano e este tinha 6 meses. Ainda fiquei mais preocupado que não tinha jeito… Eu iria cair em exigência!
Quando cheguei no vistoriador, acham que ele verificou meu extintor? Nem pediu…
Ora, o ponto onde eu quero chegar é pra que adianta levar “todos” os motoristas ao posto a cada ano, se a vistoria é falha? Se vários burlam a vistoria o emprestado um estepe para fazer a mesma? Ou então os que pagam para não ter que nem pisar no posto?
O sistema todo é falho e na verdade o Detran-RJ está “cagando” para isso, já que na verdade o que eles querem é justificar aquela maldita taxa que todos nós pagamos, embutida no IPVA que se não me engano é mais de R$80,00… Multiplique isso por milhões de carros no RJ e você verá o “pequeno caixa” formado pelo Detran…
A bem da verdade, não olhar o extintor do carro que não tem nenhum outro problema é pouco comparado a centenas ou milhares de carros que andam por ai oferencendo total risco a vida de seus motoristas (irresponsáveis) e a outros milhões de passageiros e motoristas que rodam diariamente.

Anúncios

3 respostas em “Vistoria anual do Detran-RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s