Block!

Uma das medidas mais impopulares, principalmente em uma empresa web, é bloquear o MSN… É como dar susto em cardíaco. E essa medida se torna pior quando não é passada como ordem superior e sim como forçação de barra da própria equipe de segurança, que muito provavelmente não recebeu ordem “de cima”…
Hoje fizeram isso na empresa, no meu caso não demorou mais do que 5 minutos para burlar essa “política autoritária”… Como eu já trabalhei nos dois lados (segurança e usuário), fica mais fácil de arrumar um jeito de fugir pela tangente. No caso, muitos funcionários já adotam o uso do Ubuntu como SO em suas máquinas, praticamente só utilizando a rede para acessar os servidores que ficam em um DC e a própria internet. É óbvio que passamos por firewalls, dns e gateways da empresa, mas isso não impediu de instalar o Tor em meu ubuntu e com isso bastou configurar o Pidgin (Um software que reúne vários IMs como MSN, Gtalk, Yahoo, ICQ, etc.) para a porta onde roda o Tor e … acesso liberado ao MSN de novo!
É claro que se viesse um e-mail, comunicado ou coisa parecida dizendo que estava proibido… Eu teria que aceitar e nada fazer…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s